A tendência dos últimos dois anos foi se conectar e explorar novos territórios no universo online, oferecendo um vislumbre de como pode ser um futuro conectado digitalmente. O Metaverso surgiu nesse cenário, como um espaço digital novo e muito oportuno para negócios e tecnologia. O termo ‘metaverso’ já soma quase 6 milhões de resultados na busca do Google e vem chamando atenção de várias marcas que desejam explorar esse território ainda novo. 


Essa realidade virtual promete revolucionar a forma como nos conectamos e consumimos conteúdos digitais. O seu principal investidor, Mark Zuckerberg, acredita que essa será uma plataforma em que as pessoas não irão apenas visualizar o conteúdo, elas estarão dentro desse universo. 


A pandemia fez com que esse mundo digital se acelerasse e com isso o marketing nesses espaços surgiu como uma oportunidade para as marcas explorarem novos públicos e saírem do convencional. Diversas empresas adotaram o mundo virtual para permitirem que seus públicos pudessem ter experiências digitais de maneira imersiva e sem perder a sensação de mundo real, afinal, muitas pessoas ainda carecem de contatos humanos.


Essas experiências do metaverso ajudaram o público a permanecer conectado em meio ao distanciamento social, e conforme essa plataforma vai amadurecendo e ganhando novos recursos e investidores, ela conquista mais oportunidades de colaboração e de negócios. De acordo com o relatório da WGSN sobre Marketing no Metaverso, a receita do mundo virtual pode chegar a US$ 400 bilhões até 2025, dando às marcas grandes motivos para investir no metaverso.

Marketing e oportunidades de fazer investimentos

A popularidade dos jogos virtuais influenciaram no boom do metaverso, tornando-se conhecido como um ecossistema interconectado em que os usuários poderão viver uma realidade virtual com o seu avatar e identidade visual. Ao perceberem essa popularidade digital, as marcas entraram nessa realidade e começaram a investir em publicidade dentro dos layouts dos jogos. 

Aos poucos elas começaram a criar seus próprios universos virtuais dentro do metaverso, que as permitem oferecer comércio, comunidade e entretenimento aos usuários. Um bom exemplo é a grife Christian Louboutin, que lançou o LoubiFuture , uma experiência XR estrelada pelo cantor francês Julien Granel, em que o público ficou imerso em um arranha-céu, com showrooms para o público acessar a nova coleção masculina da marca. 

Você acredita que cada vez mais as marcas irão entrar no universo digital e nossas experiências serão apenas virtuais? Conte para nós o que você acha dessa imersão! 

 
*fonte WGSN 

Postado em 29/04/2022, por Marina Sayuri.